Os pacientes com DTM podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

• Estalidos  e ou ruídos com o movimento da mandíbula

• Dor na região da ATM e ou dores de cabeça

• Dor nos maxilares e na musculatura da face

• Dor ao mastigar na ATM e ou face

• Dor no pescoço, ombros e coluna

• Zumbidos nos ouvidos

• Tontura / vertigem

• Alterações na oclusão (encaixe dos dentes)

• Mudanças na aparência facial (queixo ficando torto para o lado)

• Capacidade limitada para abrir a boca com ou sem dificuldade mastigatória

A articulação temporomandibular (ATM) é região onde a mandíbula se articula com o osso temporal do crânio. Disfunção temporomandibular (DTM) refere-se a diversas condições dolorosas e não dolorosas que afetam a ATM, os músculos da mastigação e os componentes dos tecidos adjacentes. São encontrados 2 tipos comuns de DTM dolorosa: (1) de origem muscular ou dor gerada no músculo e (2) de origem articular ou gerada na articulação.

Localização anatômica da ATM à frente do ouvido

Dor muscular e disfunção

Dor e disfunção miofascial (DDM) é a causa mais comum de dor mastigatória e do funcionamento limitado. A fonte da dor e disfunção pode ser resultado da função muscular anormal ou hiperatividade. Pode estar associada ao apertamento diurno ou ao bruxismo noturno. A DDM também pode ocorrer devido a problemas internos nas articulações tais como transtornos de deslocamento do disco ou doença articular degenerativa. Os principais sinais e sintomas são: dor difusa na face, cansaço nos maxilares, fadiga durante a mastigação, abertura de boca limitada e dolorosa, dor de cabeça , ouvido e dor cervical.

Desarranjo Interno

Atualmente, o desarranjo interno é aceito como um processo dinâmico envolvendo mudanças biomecânicas, bioquímicas e celulares, incluindo deslocamento e deformação de disco, sinovite e alterações no líquido sinovial, mudanças degenerativas na superfície articular e fibrose. A transição do pensamento de uma etiologia predominantemente mecânica para uma biológica resultou em significativa mudança no tratamento cirúrgico, passando de cirurgias abertas e comumente invasivas para artrocenteses e artroscopias. Os principais sinais e sintomas são: dor na ATM bem localizada, que é contínua, se se torna pior com as funções mandibulares como mastigação, emissão de ruídos  (p. ex., estalido ou crepitação), limitação de abertura bucal e travamento.

Posicionamento normal do disco articular com a boca fechada

Posicionamento normal do disco articular com a boca aberta

Dores de cabeça e as DTMs

Dor de cabeça é uma das queixas mais comuns de dor relatadas na população em geral. Um estudo revelou que 73% da população adulta experimentou pelo menos uma dor de cabeça nos últimos 12 meses. Existem duas grandes categorias de cefaléias: primária e secundária. A cefaléias primárias são aquelas em que a dor de cabeça é, na verdade, o distúrbio. No entanto, muitas dores de cabeça são secundárias, o que significa que a cefaléia é causada por outra doença. Nesses casos de dores de cabeça, o tratamento do distúrbio responsável  irá efetivamente reduzir ou eliminar a cefaléia. Quando a cefaléia se origina de estruturas mastigatórias, o cirurgião maxilofacial desempenha papel fundamental no tratamento da dor. Muitos estudos revelaram que a cefaléia é um sintoma comum associado às DTMs. Outros estudos demonstraram que vários tratamentos para DTM podem diminuir significativamente a dor de cabeça. O diagnóstico correto é fundamental para a indicação e sucesso do tratamento.

Disfunção da ATM e as deformidades dentofaciais

É importante entender que a patologia da ATM frequentemente coexiste com as deformidades da mandíbula e da face. Para pacientes com problemas de ATM e deformidades da mandíbula, corrigir apenas a posição da mandíbula e ignorar os problemas da ATM pode resultar em resultados ruins em relação à função mandibular, estética, posição da mandíbula, estabilidade e aumento dos níveis de dor e cefaleia. Portanto, abordar as ATMs, assim como os aspectos cirúrgicos ortognáticos, geralmente fornece o melhor resultado possível.

Tipos de tratamentos para DTMs

Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir orientação do paciente, prescrição de medicamentos,  fisioterapia, órteses de oclusão (placas de mordida), aconselhamento de manutenção do estresse, artrocentese, artroscopia, cirurgia de reposicionamento do disco, reparo ou remoção do disco, condilotomia, substituição total da articulação (prótese total da ATM) e osteogênese por distração. Cada tratamento tem suas indicações e muitos fatores devem ser analisados pelo cirurgião antes da prescrição de qualquer um deles.

Entre em contato conosco
Gostaria de agendar uma consulta ou tirar alguma dúvida? Preencha o formulário com todos os dados que entramos em contato o mais breve possível.

Dor e Disfunção temporomandibular

• Branco Facebook Ícone
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Instagram

Estou aqui para te ajudar

Tel: 55 11  3230-3274 / 98655-5583 (WhatsApp)

© Copyright. Website 2020. Dr. Luis Pagotto. Todos os Direitos Reservados.