• Dr. Luis Pagotto

Dor miofacial

Atualizado: Ago 4

Dor e disfunção miofascial (DDM) é a causa mais comum de dor mastigatória e do funcionamento limitado pelos quais os pacientes procuram tratamento. A fonte de dor e disfunção é muscular, com músculos mastigatórios desenvolvendo sensibilidade e dor como resultado da função muscular anormal ou hiperatividade. A dor muscular é frequentemente, mas nem sempre, associada ao apertamento diurno ou ao bruxismo noturno. A causa de DDM é multifatorial. Uma das causas mais comumente aceitas de DDM é o bruxismo resultante de estresse e ansiedade, com a oclusão sendo um fator modificador ou agravante. DDM também pode ocorrer devido a problemas internos nas articulações temporomandibulares (ATMs) tais como transtornos de deslocamento do disco ou doença articular degenerativa (DAD). Pacientes com DDM geralmente se queixam de dor difusa, mal localizada, pré-auricular que também pode envolver outros músculos da mastigação como o temporal e o pterigoideo medial. Em pacientes com bruxismo noturno, a dor é frequentemente mais grave pela manhã. Os pacientes geralmente descrevem diminuição da abertura da boca com dor durante as funções como mastigação. Dores de cabeça, geralmente bi temporais no local, também podem estar associadas a esses sintomas. Por causa do papel do estresse, a dor geralmente é mais severa durante os períodos de tensão e ansiedade. Exame do paciente revela sensibilidade difusa da musculatura mastigatória. As ATMs frequentemente não são sensíveis a palpação. Na DDM isolada, ruídos articulares não estão presentes. No entanto DDM pode ser associada a uma variedade de outros problemas articulares comuns que podem produzir outros sinais e sintomas nas ATMs. A amplitude dos movimentos mandibulares pode estar diminuída e associada ao desvio da mandíbula em direção ao lado afetado. Radiografias das ATMs são geralmente normais. Alguns pacientes têm evidência de alterações degenerativas, tais como contornos de superfície alterados, erosão ou osteófitos. Essas mudanças, no entanto, podem ou não estar associadas ao problema de DDM. #dor #face #atm #bucomaxilofacial

Rua Dona Adma Jafet 50 - Cj. 74 e 75

Bela Vista. São Paulo - SP

Em frente ao Hospital Sírio-Libanês

Tel: (11) 3258-0258

WhatsApp: (11) 98655-5583

• Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram - Black Circle

Quer agendar uma consulta ou tirar alguma dúvida? Preencha o formulário que entramos em contato o mais breve possível.

© Copyright. Website 2020. Dr. Luis Pagotto. Todos os Direitos Reservados.