Cirurgia oral

Dentes do siso

Os dentes do SISO são os terceiros molares superiores e inferiores. Normalmente esses dentes encontram-se impactados nos maxilares, devendo ser removidos. Como regra geral, todo o dente do siso impactado deve ser removido a menos que essa remoção seja contraindicada. Um dente impactado é aquele que não consegue erupcionar, não atingindo sua posição normal na arcada dental dentro do tempo esperado.
 Ainda que a maioria dos dentes impactados seja representada pelos terceiros molares, outros dentes podem estar impactados, como o canino e pré-molar. 

Muitas vezes os dentes do siso impactados não são removidos até que alguma complicação apareça, mas os estudos indicam que esses dentes, sempre que possível, devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas, como a formação de CISTOS e TUMORES. A cirurgia para remoção dos dentes do siso não é demorada. Passar 2 ou 3 horas na cadeira do cirurgião dentista para remover o dente do siso, nos dias de hoje, é algo inconcebível. As técnicas cirúrgicas e os instrumentais atuais, permitem a realização da cirurgia com segurança, rapidez e sem complicações. Atualmente remove-se os quatro dentes do siso impactados, em uma única cirurgia, de mais ou menos 50 minutos. Recomendo que essa cirurgia seja realizada no hospital com o paciente dormindo, trazendo muito mais conforto e segurança para o paciente. Por isso é importante que a cirurgia seja realizada por um especialista em cirurgia oral e maxilofacial.

Muitas vezes os dentes do siso impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas os estudos indicam que esses dentes, sempre que possível, devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas, como a formação de CISTOS e TUMORES. A cirurgia para remoção dos dentes do siso não é demorada. Passar 2 ou 3 horas na cadeira do cirurgião dentista para remover o dente do siso, nos dias de hoje, é algo inconcebível. As técnicas cirúrgicas e os instrumentais atuais, permitem a realização da cirurgia com segurança, rapidez e sem complicações. Nos dias atuais remove-se os quatro dentes do siso impactados, em uma única cirurgia, de mais ou menos 50 minutos. Recomendo que essa cirurgia seja realizada no hospital com o paciente dormindo, trazendo muito mais conforto e segurança para o paciente. Por isso é importante que a cirurgia seja realizada por um especialista em cirurgia oral e maxilofacial.

Remoção cirúrgica do dente do siso impactado na mandíbula

A importância da tomografia computadorizada no diagnóstico

Uma das potenciais sequelas da remoção dos terceiros molares inferiores impactados é o dano do nervo alveolar inferior. Isso geralmente resulta em alguma alteração sensorial (parestesia ou anestesia) do lábio inferior e do queixo. Essa alteração pode ser breve, se estender por semanas, meses ou pode ser permanente. A duração depende da extensão do dano do nervo. Se o término da raiz parece ser próximo ao canal alveolar inferior em uma radiografia, o cirurgião deve tomar cuidado especial para evitar lesão do nervo, com aumento considerável da dificuldade do procedimento. Nesses casos é imperativo a utilização da TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA para a avaliação pré-operatória da relação entre a raiz e o canal alveolar, ajudando muito a guiar decisões cirúrgicas. 

O CÍRCULO AMARELO na FOTO representa a posição do nervo alveolar inferior em relação as raízes do dente

Entre em contato conosco
Gostaria de agendar uma consulta ou tirar alguma dúvida? Preencha o formulário com todos os dados que entramos em contato o mais breve possível.
  • Branco Facebook Ícone
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Instagram

Estou aqui para te ajudar

Tel: 55 11  3230-3274 / 98655-5583 (WhatsApp)

© Copyright. Website 2020. Dr. Luis Pagotto. Todos os Direitos Reservados.