O meu propósito com a  Cirurgia Maxilofacial é

Ajudar as Pessoas

Dente do Siso

Os dentes do siso são o terceiro conjunto de molares que geralmente surgem entre as idades de 17 e 25 anos. Esses quatro dentes são geralmente os últimos a surgir em adultos, mas o que significa os dentes do siso serem “impactados”? Dentes do siso impactados são aqueles que não têm espaço para se desenvolver normalmente ou irromperem totalmente na gengiva. Nove em cada 10 pessoas têm pelo menos um dente do siso impactado e, se não forem tratados, os dentes impactados podem danificar os dentes vizinhos, infeccionar e até mesmo transferir bactérias para a corrente sanguínea.

Dentes do siso impactados podem causar problemas significativos?

Dentes do siso impactados podem causar vários problemas, incluindo dor, danos aos dentes vizinhos e infecção. Como essas áreas da boca são difíceis de limpar, os dentes do siso podem desenvolver cáries ou acumular bactérias que levam a doenças gengivais. As bactérias orais podem viajar da boca através da corrente sanguínea, onde podem contribuir para infecções sistêmicas e doenças que afetam o coração e outros órgãos.

A pesquisa mostrou que uma vez estabelecida a doença periodontal nas áreas dos terceiros molares, o problema é persistente e progressivo. Em geral, estas condições melhoram após a extração dos dentes.

Em alguns casos, um cisto ou tumor pode se formar ao redor do dente impactado. O cisto pode causar problemas mais sérios, incluindo danos aos dentes adjacentes ou outras estruturas circundantes.

Dente do Siso - Prof. Dr. Luis Pagotto

Crescimento dos dentes do siso por idade

Normalmente, os dentes do siso são mais fáceis de remover quando o paciente é mais jovem porque as raízes dos dentes não estão completamente formadas e o osso circundante é mais macio. A remoção dos dentes do siso em uma idade mais avançada geralmente se torna mais complicada, pois as raízes serão mais desenvolvidas, poderão estar mais próximas dos nervos ou de outras estruturas anatômicas e o osso maxilar será mais denso.

Se meu dente do siso não estiver dolorido, ainda preciso de tratamento?

Muitas pessoas acreditam que, desde que não sintam dor, não precisam se preocupar com os dentes do siso. No entanto, sem dor não significa livre de doenças ou problemas. Na verdade, os dentes do siso que nascem normalmente ainda podem estar sujeitos a doenças, de acordo com um estudo da Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilofaciais e da Fundação de Cirurgia Oral e Maxilofacial. AAOMS recomenda fortemente que os pacientes sejam avaliados no início da adolescência para avaliar a presença de terceiros molares, o estado da doença e para sugerir opções de tratamento que vão desde a remoção até a vigilância ativa para garantir resultados ideais específicos para o paciente.

Em geral, os profissionais médicos e odontológicos concordam que os dentes do siso devem ser removidos nos seguintes casos:

• Dor de dente

• Má higiene bucal

• Infecção

• Doença periodontal (gengiva)

• Cavidades

• Cistos, tumores ou outras patologias

• Danos aos dentes vizinhos

Os dentes do siso que estão completamente erupcionados e funcionais, indolores, sem cáries, em um ambiente higiênico com tecido gengival saudável e livres de doenças podem não necessitar de extração. No entanto, requerem limpeza profissional regular, check-ups anuais e radiografias periódicas para monitorizar quaisquer alterações.

O que acontece antes da cirurgia?

Se o seu dentista recomendar a remoção dos dentes do siso, um cirurgião bucomaxilofacial terá o maior treinamento e experiência na remoção do dente do siso. Antes da cirurgia, o cirurgião discutirá o procedimento com você e lhe dirá o que esperar. Este é um bom momento para fazer qualquer pergunta. Certifique-se de informar ao seu cirurgião sobre seu histórico médico e anestésico completo, bem como quaisquer problemas familiares conhecidos com anestesia e os medicamentos que você está tomando.

O cirurgião discutirá opções anestésicas seguras para você, que podem incluir anestesia local, sedação mínima (óxido nitroso), sedação intravenosa ou anestesia geral. Você também receberá instruções a seguir no dia do procedimento, inclusive se não puder comer ou beber nada nas horas anteriores à cirurgia e se precisar de alguém para levá-lo no dia da cirurgia.

O que acontece durante a cirurgia?

Muitos pacientes fazem seu tratamento no consultório de cirurgia bucomaxilofacial. Após a administração da anestesia, os dentes do siso são removidos. Geralmente, os terceiros molares podem ser removidos sem nenhuma dor, e a maioria dos procedimentos leva menos de uma hora e meia.

O que acontece após a cirurgia?

Após a cirurgia, você poderá sentir algum inchaço e leve desconforto, que fazem parte do processo normal de cicatrização. Compressas frias podem ajudar a diminuir o inchaço, e medicamentos prescritos pelo seu cirurgião bucomaxilofacial vão ajudar a controlar o desconforto. Você será instruído a modificar sua dieta após a cirurgia e posteriormente progredir para alimentos mais normais.

E se eu decidir manter meus dentes do siso?

Discuta sua situação primeiro com um cirurgião bucomaxilofacial. Radiografias dos dentes do siso devem ser feitas todos os anos para garantir que os dentes, o tecido gengival e o maxilar permaneçam saudáveis.

As informações fornecidas aqui não pretendem substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico ou odontológico profissional. Ele é fornecido para ajudá-lo a se comunicar de maneira eficaz quando você busca orientação de seu cirurgião bucomaxilofacial. Fotos e vídeos são apenas para fins ilustrativos e não indicam o que um paciente pode vivenciar.